26.1.16

Sistema do Riacho da Vitória rompeu e causou contaminação da água em Petrolina

DO BLOG DE EDNEVALDO ALVES

Responsável em 2007 quando governou Petrolina, no sertão do estado, de realizar uma intervenção no sistema de captação de água do riacho Vitória que acabou com a água ficando salobra na cidade após as chuvas que atingiam o município, o deputado estadual e pré-candidato a prefeito, Odacy Amorim, do PT, lamentou o problema ter voltado agora após as chuvas da última semana. O parlamentar frisa que vai pedir explicações à Compesa – Companhia Pernambucana de Saneamento – responsável pela administração e manutenção do sistema de água e esgoto em Petrolina, pelo problema voltar ao município.
Segundo informações, foi confirmado o rompimento do sistema e a causa teria sido a falta de manutenção por parte da Compesa.
De acordo com Odacy Amorim, a obra do Sistema do Riacho idealizada entre 2008 e 2009 custou cerca de R$ 700 mil, no período em que foi prefeito.
barragem2Odacy também vai em busca de uma resposta da Agência Reguladora do Município de Petrolina – Armupe – que tem como finalidade, fiscalizar entre outros serviços, a atuação da empresa que opera o sistema de abastecimento d’água e a qualidade dessa água que vem sendo oferecida à população. Odacy quer saber se houve desatenção da Armupe na cobrança pela limpeza e manutenção da área de captação o riacho Vitória.
“Realizamos a ação há quase 10 anos e esse sistema teria que passar por manutenção constante. A Armupe foi o órgão criado para acompanhar a atuação da Compesa e seus serviços prestados aos petrolinenses. Vamos em busca de uma resposta para o problema ter voltado e pedir providências urgentes à Compesa”, informou Odacy.
O deputado agendou para esta manhã de segunda-feira, 25, um encontro com o gerente regional da Compesa, João Raphael, para discutir o problema. “Vamos à captação do riacho Vitória e ver de perto o que aconteceu. Vamos em busca de uma solução”, contemporizou o deputado.

Nenhum comentário: