8.1.16

O POVO CUBANO VIVE ANESTESIADO?

Um povo que não sabe ler e escrever é um povo fácil de enganar.
Diferentemente do Brasil Cuba NÃO TEM ANALFABETOS.

Todos, sabem ler e escrever. O hábito da leitura faz parte da vida do povo Cubano. Há muitas bibliotecas espalhadas por toda a ilha. Ninguém deixa de ir para escola por falta de comida, remédios e,transporte. 

Em Cuba há excesso de cérebros brilhantes. Há taxistas com diploma de engenharia, há faxineiras com diploma em filosofia.

O que isso nos leva a concluir? O povo cubano é muito culto, portanto, alienar uma sociedade como essa seria muito difícil.

O povo Cubano não é o povo brasileiro. Se as pessoas no Brasil tivessem o nível intelectual do povo cubano aqui já teria ocorrido uma revolução.

Então por qual razão o povo cubano não se revolta contra esse governo tirano? Por qual razão aceitam viver na pobreza?
Simples : Eles apoiam o governo. Eles bem ou mal estão satisfeitos com a administração de Fidel e Raúl.

Os cubanos não são cegos, não são burros como os intelectuais de direita imaginam. Eles sabem que possuem um excelente sistema de saúde e educação, sabem que em seu país não há sem tetos, crianças abandonadas, consumo desenfreado de drogas como o crack, sabem que o regime, apesar dos defeitos tem boas qualidades. Caso contrário no dia 1 de maio aquelas milhares de pessoas não sairiam nas ruas para comemorar as vitórias da Revolução. Elas aproveitariam para protestar.

Se em Cuba a população em sua maioria fosse composta de analfabetos funcionais (como no Brasil) eu poderia acreditar na teses da alienação pelo regime. Mas não é esse o caso.

Sinto muito, aqueles que se sentem ofendidos com minhas comparações de Cuba com o Brasil. Faço isso uma vez que cansei de Brasileiros mandarem os outros para Cuba. Como se o Brasil fosse melhor.

1- Cuba não tem latifundiários que monopolizam as terras improdutivas deixando 3 milhões de famílias na miséria
2- Cuba não tem um governo capaz de mandar a polícia expulsar mais de 5000 pessoas (velhos, deficientes, crianças, ) de suas casas para dar lucro a um especulador imobiliário.
3- Não há em cuba crianças com fome, pedindo esmolas ou se prostituindo como no Brasil.
4- Em Cuba não há facções criminosas comandando regiões inteiras das cidades (como acontece no Rio de Janeiro, por exemplo)
5- Em Cuba ninguém morre em fila de hospital esperando dias por um atendimento médico que não vem.
6- Não há arrastões em Cuba.

Há problemas em Cuba? Sim, muitos. 
A culpa é do governo? Em alguns casos sim e outros não. Isso só quem pode julgar são os próprios cubanos. Não existe regime ou governo perfeito. Mas, cuba não tem as mazelas que se propagam pela internet.

A página Vitórias da Revolução Cubana se chama assim por causa das vitórias reais que a existe na ilha.

(Agora uma opinião minha, outros moderadores da página podem não concordar).
Se socialismo é melhor ou pior que capitalismo isso não importa. Cabe aos cubanos e somente a eles qual o regime econômico adotar.


Publicado originalmente na página 
Vitórias da Revolução Cubana

Nenhum comentário: