28.11.15

PROFESSOR É AGREDIDO POR RACISMO EM JUAZEIRO-BA

Como minha página do FB dá uma de Lázaro, levanta e anda, republico nota de apoio ao amigo, Camarada de longas e velhas lutas e Professor da Univasf, Nilton De Almeida Araújo, que foi mais uma vítima da violência dos capitães do Mato do sistema. Segue abaixo, peço a todos que leiam e repassem.


#‎somostodosnilton‬
‪#‎diganãoaoracismo‬
Abraços, Professor Bráulio de Barros Wanderley.

Prezada Comunidade Univasfiana,

O nosso professor Nilton de Almeida Araújo, do Colegiado de Ciências Sociais foi brutalmente abordado e covardemente agredido por policiais militares que faziam ronda nas proximidades da sua casa, em Juazeiro.

Ao pedir o documento da moto os policiais não aceitaram o recibo de pagamento da licenciatura 2015, mesmo o professor sugerindo que poderia buscar na casa dele a pé. O nosso colega Nilton foi revistado, tratado com rispidez na frente dos vinhos e sem condições de colocar as mãos na cabeça, porque um dos policias segurava uma das mãos, Nilton foi agredido fisicamente. Esta barbaridade que explicita o puro racismo e outros preconceitos é uma ferida aberta na nossa sociedade. Triste ironia. O professor Nilton, que é um dos representantes do movimento negro na região, organizador do Mês das Consciências Negras...

A comunidade univasfiana não pode se omitir diante desse absurdo que, infelizmente, acontece todos os dias em nossa região, no nosso Brasil.

Conclamo todos os professores, técnicos, estudantes e terceirizados que portem uma fita preta ou um laço preto em sinal de solidariedade e também de indignação. Que façamos isso até o dia 12 de dezembro, que é o último dia da presente edição do Mês das Consciências Negras. Além disso, certamente, teremos outros atos e manifestações.

Professores, repassem aos seus alunos essa mobilização.

Até o dia 12 de dezembro portemos esse “sinal”.

Marcelo Silva de Souza Ribeiro
Professor do Colegiado de Psicologia
Universidade Federal do Vale do São Francisco
Campus Petrolina Centro – Av. Deputado Manoel Novaes s/n - Bairro Auxiliadora CEP: 56302- 970 - Petrolina - PE - Fone: (87) 2101-6868 –

http://www.graduacao.univasf.edu.br/psicologia/

Nenhum comentário: