8.5.15

ADEUS SIMONE RAMOS

Por Bráulio de Barros Wanderley


Hoje perdi mais que uma diretora, perdi uma referência literária, pedagógica e pessoal. Uma Professora que respirava a liberdade condoreira de Castro Alves, a dúvida machadiana, a amada Bahia de Jorge Amado, o bravo Pernambuco de Manuel Bandeira, o Ciúme cantado por Caetano e Geraldo Azevedo sobre o Velho Chico, a poesia de Patativa do eterno noivado de Petrolina e Juazeiro, separados pelas águas... várias boemias homéricas regadas a Noel, Chico, Bethânia, nosso querido Nilton Freittas e tantos papos agradáveis... 

Amiga de muitos momentos bons e de outras horas más. Admirada e respeitada por quem ela tratava carinhosamente como "o seu Comunista preferido" e este retribuía por "Companheira Chefe".

Minha carreira em Petrolina começou por suas mãos e por estas, tive a honra de sorrir e chorar em diversas ocasiões, em especial, ao receber o prêmio de Professor Destaque 2013. O último que ela participou.

Lá se foram 14 anos de convívio profissional, de fraterna e materna Amizade.

Minha Amiga Simone Cerqueira Ramos, o que dissemos, fizemos, aprendemos e construímos foi em vida, de póstuma só a saudade. Dedicamos como seres humanos o nosso melhor, sem arrependimentos ou frustrações. O tempo vivido é para ser recordado com alegria depois da perda sofrida e da dor moída.

Esbanjou vitalidade, energia e amor à Família, aos Amigos, à Educação, aos seus Professores.

Valeu por cada minuto de sua convivência, um aprendizado que carrego e repasso aos mais antigos e aos mais jovens para valorizar a sabedoria, a paixão humana de errar, de se retratar, de corrigir, afirmar a palavra dada. 

Assim se eterniza a essência humana, com inteligência e sorriso.

Em nome de meu pai Bueno, minha mãedrasta Marlene, meus irmãos Marcela e Gustavo, externo pesar e apoio a Nilton, Seu Ataídes, Regina, José Ataídes, Miguel e demais familiares, amigos e Equipe PLENUS Colégio e Curso

Nenhum comentário: