9.4.15

CUBA É O ÚNICO PAÍS DA AMÉRICA LATINA A GARANTIR UMA EDUCAÇÃO PARA TODOS

Cuba é o único país da América Latina a garantir uma educação para todos

Dentre todos os países da América Latina e do Caribe, Cuba é o único a cumprir os objetivos do "Educação Para Todos" (EPT), programa estabelecido em 2000 pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) com seis metas globais a serem alcançadas até 2015. 

O Relatório de Monitoramento Global de EPT 2015 foi lançado mundialmente nesta quinta-feira (9), noite de quarta-feira (8) no Brasil, com um balanço dos países que cumpriram ou não as seis metas educacionais.

As metas alcançadas integralmente por Cuba foram: educação e cuidados na primeira infância; educação primária universal; habilidades para jovens e adultos; alfabetização de adultos; igualdade de gênero na educação e qualidade da educação.

Leia também:
Banco Mundial: Cuba é o país do mundo que mais investe em educação
Cuba tem o melhor sistema educativo da América Latina e do Caribe

A UNESCO ainda destacou positivamente as “iniciativas bem sucedidas de transferência de renda” realizada por países como Brasil e Guatemala, que trouxe “progressos significativos na ampliação do acesso de pessoas pobres à educação”. Negativamente os caso abordados foram de Guina, Paraguai e Colômbia. Nos dois primeiros países menos de 80% das crianças estão matriculadas na educação primária. Enquanto que dos 3,7 milhões de crianças fora da escola na América Latina e Caribe 16% são colombianas. 

Com informações do R7.

Nenhum comentário: