10.2.14

A PAZ É DOURADA -

Pra quem estiver em Porto Alegre-RS nesta quinta (13), segue uma opção cultural de vanguarda. Informações do Portal da Casa da América Latina

A Paz É Dourada
Direção de Noílton Nunes (2007). Ficção - 80 min

 
13 de fevereiro, quinta-feira, a partir das 18h30 na ABI (Associação Brasileira de Imprensa). Rua Araújo Porto Alegre, 71 - 7° andar. Centro (próx. ao metrô Cinelândia)

Sinopse: Com direção de Noilton Nunes e produção de Maria Sena, "A Paz É Dourada" é estrelado por  Breno Moroni, Katja Alemann, Quim Negro e Dlima Loes, além de participação especial de Grande Otelo em sua última obra. A narrativa do filme destaca os pensamentos pacifistas e ecológicos de Euclides da Cunha. A filmagem foi iniciada em 1986, com as primeiras cenas rodadas em 35mm na cidade de São José do Rio Pardo, no interior de São Paulo,  onde Euclides escrevia Os Sertões, sua maior obra, enquanto construía a ponte que atravessa a cidade.
Mas o filme só foi concluído em 2007. Nesse intervalo, o roteiro foi se transformando, passando de um filme 100% ficção para uma obra que incorpora o próprio processo de realização em sua narrativa. O filme retrata também importantes passagens da vida do escritor, como o convite pelo Barão do Rio Branco, Ministro das Relações Exteriores do Brasil, para chefiar uma expedição ao Alto Rio Purus, no Acre, e sua morte, em 15 de agosto de 1909, em um duelo com Dilermando, amante de sua mulher, Ana.

Após a exibição do filme, haverá debate. 
Serão concedidos certificados aos participantes.

Os 25 primeiros que chegarem terão direito a pipoca e guaraná grátis

Cortesia: Sindipetro-RJ 
Apoio: ABI Associação Brasileira de Imprensa 
Realização: Casa da América Latina 

Campanhas que apoiamos 

O Petróleo Tem que Ser Nosso

Agenda Colômbia Brasil
Auditoria da Dívida Interna e Externa

Nenhum comentário: