22.7.13

REVOLUÇÃO CUBANA: ATO EM BRASÍLIA VAI COMEMORAR O 60º ANIVERSÁRIO DO ASSALTO AO QUARTEL DE MONCADA

(Imagem: convencao2009.blogspot.com)

Na quarta-feira (24) será comemorado o 60º Aniversário do Assalto ao Quartel Moncada, data histórica da Revolução Cubana.


Para comemorar esta data será realizado neste dia um Ato na Fundação João Mangabeira, em Brasília (SHIS, QI 05, Conjunto 02, Casa 02, Lago Sul, Plano Piloto).
Participam da organização e convocação do evento o Movimento de Solidariedade a Cuba, movimento sociais, partidos políticos, Comitê pela Libertação dos 5 Cubanos, entre outras entidades e organizações.

A data
O ato revolucionário ocorrido em 1953 deu a largada para a última e definitiva etapa das lutas pela independência nacional travada pelo povo cubano desde 1886 e que propiciou a derrubada da ditadura de Fulgência Batista, em 1959.

À frente do assalto ao Quartel Moncada, em Santiago de Cuba, estavam os comandantes Fidel e Raul Castro que, a partir daquele feito e com a criação do Movimento 26 de Julho, lideraram o povo cubano à ruptura com o sistema capitalista, o que influenciou os povo do mundo. A revolução ocorrida em Cuba estimulou o crescimento de movimento revolucionários e de libertação nacional na América Latina, África e Ásia.

(Portal PT, com informações da comissão organizadora).

Nenhum comentário: