7.1.13

FREVO VIRA PATRIMÔNIO IMATERIAL DA HUMANIDADE


DO PORTAL PT

Ex-prefeito do Recife, deputado federal João Paulo Lima
(Foto Richard Casas / PT)

O deputado federal João Paulo Lima (PT/PE), que foi prefeito do Recife, comemora o feito


O frevo, muito comum em Pernambuco, tornou-se patrimônio imaterial da humanidade pela Unesco. A iniciativa começou na prefeitura de Recife, encabeçada pelo então prefeito João Paulo Lima.
O prefeito destaca que em sua gestão, foram feitos diversos investimentos na área cultural. Entre eles, um apoio para estudos sobre o frevo. “Pra nós tem um reconhecimento muito grande, primeiro quando assumi a prefeitura em 2001, nós desenvolvemos um trabalho muito grande no sentido do resgate da cultura do povo pernambucano, do povo recifense, e nisso a minha gestão deu um apoio significativo à cultura. Tanto prova que nós chegamos a colocar no orçamento 2% em prol da cultura”.
Lima destaca ainda que o frevo já na época teve sua valorização. “E para o ano do centenário do frevo nós desenvolvemos uma campanha, fizemos um convênio com a universidade federal para fazer um estudo da história do frevo. Apoiamos desde o início do governo em 2001 as agremiações carnavalescas, um aumento nas subvenções de 800 a 900% e a descentralização da cultura pernambucana que é multicultural. E conseguimos no governo do presidente Lula, com o ministro Gilberto Gil, que o frevo fosse reconhecido como patrimônio imaterial do povo brasileiro” conclui João Paulo Lima.
Em entrevista a TVPT, João Paulo Lima falou sobre o reconhecimento pela Unesco. Clique no player para assistir.

(Fabrícia Neves e Ricardo Weg – Portal do PT)

Nenhum comentário: