10.1.13

BALANÇO: COTISTAS TEM BOM DESEMPENHO


Balanço do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), aberto até sexta-feira (11) para estudantes se inscreverem em 101 instituições públicas de ensino superior que usam o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como porta de entrada, mostra um alto desempenho de alunos cotistas. Entre as 10 maiores notas de corte do País, três foram obtidas por candidatos que poderão se beneficiar da reserva de vagas. 
No caso do curso de medicina da Universidade Federal de Ouro Preto, está mais difícil ingressar pelo sistema de cotas. A pontuação mínima, para esses estudantes, chegou a 808,70 – maior que a nota de corte na ampla concorrência, de 808,56. Os dados foram divulgados ontem (08) pelo Ministério da Educação.
Média – A diferença média entre as notas de corte dos cotistas e não cotistas, inscritos para os cursos de Medicina das universidades federais, é de apenas 5,3%. O índice não acompanha, por exemplo, a diferença das médias de desempenho no Enem de alunos de escolas públicas e particulares, de 17%. Para a média da nota de corte dos cotistas, foram considerados os valores para cada opção de ação afirmativa, já que o candidato escolhe em qual perfil se encaixa – e o sistema gera uma nota mínima para cada um deles. A diferença tende a ser maior entre candidatos pretos ou indígenas, com renda abaixo de 1,5 salário mínimo.
Fonte: Correio Braziliense

Nenhum comentário: