11.12.12

NELSON MANDELA PASSA POR MAIS EXAMES


AGÊNCIA REUTERS

O ex-presidente sul-africano Nelson Mandela comemora seu aniversário em sua casa em Qunu. Nelson Mandela, o ex-presidente sul-africano e reverenciado líder antiapartheid, de 94 anos, será submetido a mais exames no hospital nesta segunda-feira depois de ter tido um bom descanso em sua segunda noite internado, informou o governo. Foto de Arquivo. 18/07/2012 REUTERS/Siphiwe Sibeko
O jornal City Press disse que tanto a Fundação Nelson Mandela quanto sua ex-mulher, Winnie Madikizela-Mandela, não sabiam sobre a transferência de Mandela para a capital desde sua casa na remota aldeia de Qunu, na província do Cabo Oriental.
"Eu desejo ao sr. Mandela uma rápida recuperação da doença, para que possamos estar com ele o tempo todo. Ele foi um bom presidente, um bom líder, então ele deve estar com a gente", disse John Sekiti, um frentista de posto de gasolina, em Pretória.
Mandela continua a ser um herói para a maioria dos 52 milhões de habitantes da África do Sul, e duas breves passagens pelo hospital nos últimos dois anos foram notícia de primeira página nos jornais do país.
Ele passou um tempo em um hospital de Johanesburgo, em 2011, com um problema respiratório, e novamente em fevereiro deste ano por causa de dores abdominais. Ele foi liberado no dia seguinte depois de um exame mostrar que não havia nada sério.
Desde então, o ex-presidente tem passado a maior parte de seu tempo em Qunu.
Sua saúde frágil o impede de fazer quaisquer aparições públicas na África do Sul, embora tenha continuado a receber visitantes nacionais e internacionais de alto escalão, incluindo o ex-presidente dos EUA, Bill Clinton, em julho.

Nenhum comentário: