11.6.12

EDUARDO CAMPOS PODE SE ALIAR A JARBAS APOIANDO RAUL HENRY PARA A PCR

DO BLOG DE JAMILDO MELO



Blog Imagem
Já se falava, nos bastidores da política local, que o deputado federal Raul Henry, do PMDB, poderia ser o plano B do governador Eduardo Campos, nas eleições municipais deste ano. O desenrolar da campanha deste ano pode mostrar até mesmo uma aliança pública, sem o subterfúgio do apoio velado, por debaixo do pano.  

Jornais e colunas de política já registraram que o deputado federal usará seu aniversário, nesta quinta-feira, no Recife, para fazer palanque eleitoral.

O evento será na Usina Dois Irmãos e contará com a presença do governador Eduardo Campos (PSB) e Jarbas Vasconcelos (PMDB). Além de lideranças locais, devem estar presentes o vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB), e o presidente nacional do PMDB, Valdir Raupp. Será a largada da campanha do peemedebista.

O que ninguém ainda contou é que, depois da aproximação de Jarbas com Eduardo Campos, o nome do deputado federal Raul Henry está sendo estudado pelos socialistas para compor eventualmente até memso a chapa ao lado de Danilo Cabral ou Tadeu Alencar, para o pleito de outubro.

Qual a lógica das negociações?

Não por sua figura isoladamente, no Recife, mas Raul agregaria mais aos socialistas, por representar uma aliança com o PMDB nacional, uma vez que a mira de Eduardo Campos agora visa o jogo nacional, a presidência. Henry hoje é bem proximo do vice-presidente Michel Temer, do PMDB

Caso não venha a ter o nome na chapa, como um eventual vice, por exemplo, Raul poderia ser chamado para compor o secretariado de Eduardo Campos, cabendo ao PMDB a indicação de outro nome com alguma relevância. A rigor, a parceria já começou. Basta dar uma olhada na quantidade de nomes ligados ao senador na “Comissão da Verdade de Pernambuco”

Pelo acordo, vencida a eleição agora em 2012, daqui a dois anos, quando Eduardo Campos alçaria voo nacional, o nome socialista indicado agora renunciaria à Prefeitura do Recife e sairia para disputar o comando do governo do Estado, em 2014.

Desta forma, o PMDB de Jarbas Vasconcelos ganharia a Prefeitura do Recife no colo e voltaria a ter uma vitrine nacional, há muito perdida. Com a manobra, Jarbas Vasconcelos voltaria também a ter espaço com a direção nacional.

Ou alguém aqui acha que o senador Jarbas Vasconcelos pisou de graça no Palácio do Campo das Princesas na semana retrasada? Igualmente, Jarbas está pensando em sua reeleição, mais a frente, além de asfaltar agora em 2012 o caminho para o filho Jarbinhas entrar na Câmara Municipal do Recife.

Vamos aguardar os próximos capítulos... Os jornais desta segunda-feira já apostam que Eduardo Campos rifou o PT, como escrevemos na semana passada.

Nenhum comentário: