18.2.12

NUTRICIONISTA ALERTA SOBRE OS CUIDADOS PARA AS FESTIVIDADES DE MOMO

DO BLOG FOLHA DO SÃO FRANCISCO

Foto Ascom/HDM
Nesse feriadão de carnaval, enquanto muita gente viaja para curtir a folia nos grandes centros ou para desfrutar o feriado, os cuidados com a alimentação são essenciais. Para que adultos e crianças desfrutem do feriadão com saúde, a coordenadora de nutrição do Hospital Dom Malan/Gestão IMIP explica que o ideal é que se mantenha nos dias de folga ou festa a mesma alimentação saudável praticada ao longo do ano.
Caroline Castro diz que é necessário se fazer de cinco a seis refeições por dia e, na véspera da festa, quem vai curtir o carnaval deve consumir mais carboidratos integrais, como arroz, pães, macarrão, entre outros. “Esses alimentos vão gerar energia pra quem quer gastar na folia”, disse a nutricionista.
Outro alimento muito indicado pela profissional é a água. “Os sucos naturais e as bebidas isotônicas também devem ser utilizados. Se no dia a dia o consumo de água deve ser de 2 litros, nas festas esse consumo deve ser ainda maior: 200 ml a cada 15 minutos”,orientou.
E para as crianças, cuidados especiais: “Geralmente nesses feriadões os pais saem muito pra comer fora, ou na festa de carnaval ou em outros lugares. Alguns alimentos devem ser evitados como as frituras, enlatados e embutidos. Além de fazerem mal à saúde, podem gerar problemas gastrointestinais. 
Os pais precisam ficar atentos ao ambiente onde a comida ou lanche está sendo feito, quais as condições de higiene no local e sempre preferir lugares mais conhecidos e que ofereçam melhor condição de higiene”, avisou Caroline e completou: “As crianças também precisam ser muito hidratadas porque Isso também ajuda a evitar insolação e ressecamento da pele. Ninguém quer passar o feriado de carnaval doente, basta ter cuidado e curtir muito esse período”, concluiu.
Texto: Siméia Valverde

Nenhum comentário: