5.12.11

JUVENTUDE PETISTA CONQUISTA A VICE-PRESIDÊNCIA DA UBES

DO PORTAL PT


39º CONUBES reuniu cinco mil jovens em São Paulo. JPT teve participação histórica


Terminou neste domingo (4/12) o 39º Congresso da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), que reuniu em São Paulo cerca de cinco mil estudantes do ensino fundamental, médio, profissionalizante e pré-vestibular de todos os estados do país. 

O encontro começou na quinta-feira (1/12) e os dois primeiros dias ocorreram no Expo Center Norte. Já a plenária final foi realizada no ginásio do Colégio Salesiano Santa Teresinha. Os jovens elegeram, como nova presidente, a estudante pernambucana Manuela Braga, de 19 anos, aluna do curso técnico de Saneamento Ambiental no Instituto Federal de Ensino de Educacao, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IF-PE).

Participaram da votação 1.561 delegados, estudantes escolhidos em eleições realizadas em escolas de todo o país. A chapa vitoriosa foi a “Movimento estudantil unificado pelas mudanças do Brasil”, teve 1.288 votos (82,5%), aglutinando a ampla maioria da Juventude do PT, que levou a vice-presidência da entidade pela primeira vez em muitos anos.


Com o tema “Todos juntos por uma educação do tamanho do Brasil”, o encontro serviu também para convocar a manifestação #OcupeBrasília, um acampamento dos jovens na Esplanada dos Ministérios, a partir dessa segunda-feira (5), em defesa da aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE) com 10% do PIB investidos nesse setor.


Para Valdemir Pascoal, Secretário Nacional da JPT, “Foi um semestre extremamente vitorioso para os jovens petistas onde quer que se organizem e o Congresso da UBES só confirmou essa regra, com a volta dos petistas para a vice-presidência”.


“Uma JPT forte e organizada é o legado que deixamos com muito orgulho, e espero que tenha continuação pelas próximas gerações de dirigentes”, assinalou Pascoal.

Nenhum comentário: