6.12.11

ABAIXO A CENSURA NO VALE DO SÃO FRANCISCO

NOTA DE SOLIDARIEDADE À IMPRENSA DO VALE DO SÃO FRANCISCO

Censura11.jpg (320×267)

Boa parte da imprensa do Vale do São Francisco sofre terrível perseguição judicial por parte de setores de um determinado poder executivo, nem vou citar para também não ser processado.

"... Um rei mal coroado não queria
O Amor em seu reinado
Pois sabia
Não ia ser amado..."

Nos versos de Geraldo Azevedo, ilustre filho da nossa amada Petrolina, exaltamos nossa solidariedade à democracia e à liberdade de expressão.

Por favor não regressemos aos tempos das receitas culinárias postas pelo Estadão durante censura da ditadura militar.

No Blog História Vermelha, temos uma linha editorial de esquerda, o que é de conhecimento de todos. Temos um lado, uma causa, sonhos coletivos por uma sociedade melhor. Respeitamos todos os companheiros que possuem linhas distintas, participamos como leitores do jornalismo de comunicação da nossa Região e volta e meia também contribuímos com algumas postagens nos espaços d@s noss@s querid@s Teresa Leonel, Blog/Jornal Folha do São Francisco, Gazzeta, Diário da Região, Carlos Britto, Geraldo José, Cláudio Angelim e tant@s outr@s.

Estamos no maior período de democracia vivido na história do Brasil, Blogueiros e Jornalistas do Vale não podem, nem devem ser calados pelos caprichos ou vaidades de quem quer que seja. Para o dano há a retratação prevista na própria CF/88, não o processo judicial para calar, intimidar e mutilar o fato, a versão, a visão, a liberdade do comunicólogo em conceder, mediante sua linha editorial, a notícia ao seu leitor.

Os processos são muitas vezes questionáveis na sua justiça por aparentar lide de foro íntimo uníssono.

Mas parece que os censores não aprendem. Quanto mais tentarem usar possíveis podres poderes, mais vamos denunciar estes atos totalitários contra quem tem a obrigação de se diferenciar d'A Voz do Brasil vindoura durante o fascismo varguista.

Nunca nos curvamos perante as perseguições. Sabemos bem o que é ser vitimado por calúnias, entretanto, nunca nos acuamos perante ameaças e censuras. Não vamos falar de lado, nem olhar para o chão. Lutamos por uma regulamentação das comunicações em nome da seriedade no fornecimento das informações, na clareza das linhas políticas, na pluralidade e no respeito do debate de ideias.

A divergência e o debate são bem vindos para quem sabe viver na democracia, não para quem a usa ou  pretende manipular falsos consensos.

Mas não é só na mídia, a perseguição se dá nos movimentos sociais, basta solicitar explicações a alguém próximo à esfera de "um rei mal coroado" que as ameaças se explicitam, como uma espécie de AI5 do século XXI.

Nós do Blog História vermelha, em solidariedade à imprensa, esperamos que o ambiente de terror seja breve.

"... Perdido em seu reinado
Sem Maria
Quando eu me despedia
No meu canto
Lhe dizia..."

Saudações democráticas.

Bráulio Wanderley e Jonh Oliveira
Editores do Blog História Vermelha

Nenhum comentário: