14.10.11

BUSH PODE SER PRESO, DIA 20, NO CANADÁ

DO BLOG DO JORNAL FOLHA DO SÃO FRANCISCO


A Anistia Internacional (AI) solicitou ao governo canadenses a prisão do ex-presidente norte-americano George W. Bush, que também deverá ser processado por crimes cometidos contra o direito internacional. Um dos chefes de Estado mais impopulares dos EUA, o antecessor de Barack Obama estará no Canadá no próximo dia 20. 


O pedido está em um memorando que a organização internacional de defesa dos direitos humanos enviou às autoridades canadenses no dia 21 de setembro, mas que só foi divulgado pela AI nesta quarta-feira (12). 


“O Canadá deve cumprir as suas obrigações internacionais e prender e processar judicialmente o ex-presidente Bush, dada a sua responsabilidade em crimes contra o direito internacional, incluindo tortura”, declarou Susan Lee, diretora da entidade para a região das Américas.

As acusações estão relacionadas com um programa secreto da agência de inteligência americana (CIA), usado entre 2002 e 2009, que teria permitido uso “de tortura e outros tratamentos cruéis, desumanos e degradantes”. “Como as autoridades dos Estados Unidos não levaram à Justiça, até ao momento, o ex-presidente Bush, a comunidade internacional deve intervir. 


Se o Canadá se abstiver de agir durante a sua visita, isso irá constituir uma violação da Convenção das Nações Unidas contra a tortura e será uma manifestação de desprezo face aos direitos humanos fundamentais”, salientou a representante.

Um comentário:

aideento disse...

ô loco meu
por mim essa porra apodrece no inferno!!!