13.7.11

RACIOCÍNIO LÓGICO: ERROS LÓGICOS DO NOSSO COTIDIANO

Por Nelson Carnaval*

O estudo da lógica nos permite detectar erros em livros, em frases ditas, em enunciados de questões de concursos e até mesmo em quadros, gravuras entre outros.

Segundo Lewins Carroll, ou melhor, Charles Lutwidge Dodgson, mais conhecido pelo seu pseudônimo Lewis Carroll, romancista, poeta e matemático britânico, que Lecionava matemática no Christ College, em Oxford, e é mundialmente famoso por ser o autor do clássico livro Alice no País das Maravilhas, a lógica lhe dará o poder de detectar falácias e despedaçar os argumentos ilógicos e inconsistentes que você encontrará tão facilmente nos livros, jornais, na linguagem quotidiana e mesmo nos sermões e que tão facilmente enganam aqueles que nunca tiveram o trabalho de instruir-se nesta fascinante arte.

Baseado nisso, eu mostro então uma aquarela do famoso Jean Baptiste Debret. É um engenho manual que faz caldo de cana e nessa aquarela há um erro lógico. Para os amantes dessa maravilhosa ciência das formas do pensamento, seria muito bom descobrir tal erro. Amanhã postaremos a resposta.

engenho.JPG (350×252)

Em breve colocaremos mais fatos interessantes sobre lógica, bem como, muitos desafios para os viciados nessa bela ciência, um grande abraço e muito sucesso.

*Nelson Carnaval é Professor de Matemática e Raciocínio Lógico no Recife-PE e companheiro no Mestrado em Educação pela Universidad del Salvador, Buenos Aires, Argentina.

Nenhum comentário: