23.5.11

BBC MOSTRA REPORTAGEM EM QUE RICARDO TEIXEIRA ASSUME PROPINA NA FIFA

DO PORTAL ESPN

Investigação foi feita pelo jornalista Andrew Jennings, que participou do Bola da Vez, da ESPN Brasil, no ano passado


O presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e do Comitê Organizador da Copa do Mundo de 2014, Ricardo Teixeira, voltou a entrar na mira da emissora pública britânica BBC, uma das mais respeitadas do mundo.

Segundo reportagem do jornalista Jamil Chade, publicada pelo jornal O Estado de S.Paulo, a BBC leva ao ar nesta segunda-feira um programa em que revela que Teixeira teria admitido, em audiências a juízes suíços, a existência de pagamento de propina na Fifa.

A investigação foi feita pelo jornalista britânico Andrew Jennings, que foi entrevistado pelo programa Bola da Vez, na ESPN Brasil, no ano passado, e tem uma série de livros publicados sobre os nebulosos bastidores da Fifa.

De acordo com a reportagem da BBC, segundo o Estadão, o cartola ainda teria dito aos juízes que fechou acordo para barrar a publicação dessas informações pelo tribunal da cidade de Zug, na Suíça, no caso ISL. O programa também mostra que o acordo teria passado pelo ex-presidente da Fifa, o brasileiro João Havelange, diante de procuradores que investigavam suspeitas de pagamento de US$ 100 milhões em propinas na entidade máxima do futebol mundial.

O acordo, diz a BBC, teria sido fechado por Teixeira e Havelange com o atual presidente da Fifa, o suíço Joseph Blatter, candidato a mais uma reeleição este ano. O conteúdo da atração que a emissora britânica exibirá foi divulgado no domingo pela imprensa norueguesa.

Segundo o Estadão, nem Teixeira nem Havelange teriam aceitado responder à BBC diante das informações obtidas pela emissora.

Nenhum comentário: