7.3.11

PERNAMBUCO: O MAIS DEMOCRÁTICO E LINDO CARNAVAL DO MUNDO

Por Bráulio Wanderley


Galo da Madrugada

carnaval-olinda.jpg (400×266)
Olinda

10ff69ae23e0a8152decbfe09b06eb44131.jpg (470×313)
Papangus de Bezerros

4367080405_8eb373e0f7.jpg (500×333)
Maracatu de baque Solto de Nazaré da Mata

150++Noite+dos+Tambores+Silenciosos.jpg (280×400)
Noite dos Tambores Silenciosos

Camaradas, por favor não pensem que sou bairrista, mas o fato é que o carnaval de Pernambuco é pra todas as cores, todas as classes e todos os bolsos. Pierrot e Colombina fazem o lirismo da nossa regionalidade.

Carnaval começa no Galo da Madrugada e termina com o Camburão da Alegria no domingo pós-carnaval, sem falar nas virgens e catraias dos bairros.

Aqui você escolhe entre brincar durante o dia na efervecência de Olinda, vista sua fantasia, vá pro molha-molha, pros 4 cantos, praça da preguiça com as barracas dos partidos de esquerda confraternizando com as suas militâncias: PT, PCdoB, PCB, PSOL, PSB, PSTU, PDT e até os de direita entraram na onda. Point de chaveco como o MAC, blocos como "segura o cu", "PTzão", "A Porta", o glorioso Bloco da saudade, além dos famosos Homem da meia noite, A mulher do dia e o menino da tarde.

Se preferir uma tarde mais suave com as troças do Recife Antigo. pode levar @s menin@s. O Palhaço Chocolate é Railander, kkkkkkkkkkk, desde que eu era criança ele anima a garotada e não envelhece.

À noite você pode permanecer em Olinda ou continuar no Recife Antigo. Quem sabe escolher a Rua da Moeda pra uma versão mais alternativa ou os palcos do Marco Zero e da Dantas Barreto com as atrações mais famosas. A noite dos tambores silenciosos é uma boa pedida pra quem curte a beleza do ritual afro-brasileiro.

Mas para todas as idades, de menin@s a idos@s, as ruas do Recife não vivem em silêncio.

Os blocos com as marchinhas de frevo, maracatu, coco, ciranda, axé, samba e as diversas manifestações multiculturais rondam por toda a parte não deixando ninguém parado, pois como diz o poeta: "quem não gosta de samba bom sujeito não é, ou ruim da cabeça ou doente do pé".

Pra quem quer fugir do eixo Recife-Olinda, há duas pedidas próximas: Bezerros com os papagngus e Nazaré da Mata com os Maracatus de baque solto (rural). Cidades próximas ao Recife e que valem a viagem.

Há de se destacar que não há cordão de isolamento com a exploração da necessidade do povo. A privatização do IPTU pra quem compra um uniforme (abadá) que de tão feio, mandam costurar.

Pernambuco de todas as culturas recebe o povo de braços abertos.

Na quarta-feira de cinzas a folia continua em Olinda. Tem o Bacalhau do Batata, o Urso Maluco Beleza (em frente à casa de Alceu Valença), Os Irresponsáveis (negada que furou o trabalho no meio expediente de cinzas), além de outros blocos e troças.

Brinquem sem moderação, com muita paz e amor, o maior e mais democrático-popular carnaval do mundo!!!

Nenhum comentário: