19.1.11

UNIVASF ESTÁ ENTRE AS MELHORES DO PAÍS

FONTE: GAZZETA DO SÃO FRANCISCO


Com apenas seis anos de atividade acadêmica a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) aparece entre as 50 melhores instituições de ensino superior do país, de acordo com avaliação do Ministério da Educação (MEC), divulgada na última quinta-feira (13). Numa escala de 1 a 5, a Univasf obteve nota 4 no Índice Geral de Cursos (IGC), conquistando a 47ª colocação no ranking nacional, a 6ª posição na região Nordeste e o 2º lugar nos estados de Pernambuco e Bahia, onde funcionam 19 dos seus 21 cursos de graduação.

Para o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da Univasf, professor José Bismark Medeiros, muitos fatores contribuíram para o resultado obtido. “Este desempenho tem a ver com uma proposta pedagógica moderna, o compromisso de toda a equipe e uma gestão competente”, afirmou. Ele também destacou a qualidade dos alunos, a interação entre os corpos docente e discente e o apoio que a instituição tem recebido da população e das instituições com as quais tem parceria. “As pessoas buscam as boas universidades e a região tem o mérito de apoiar a nossa universidade”, ressaltou.

De acordo com o vice-reitor, professor Paulo Cesar da Silva Lima, o bom desempenho da Univasf no IGC reflete um trabalho de equipe, cujo mérito deve ser partilhado com toda a comunidade universitária. “O IGC envolve indicadores organizacionais, materiais e de gestão administrativa e acadêmica, englobando todos os segmentos da nossa comunidade universitária”, disse.

Criado pelo MEC para avaliar a qualidade das instituições de educação superior, o IGC tem como base diferentes conceitos, entre os quais o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), Programa Pedagógico, corpo docente, infraestrutura, entre outros indicadores. Os dados divulgados este ano têm como referência o triênio 2007/2009.

Ascom / Univasf

Nenhum comentário: