22.11.10

UNIVASF DEBATE CONSCIÊNCIA NEGRA

DO BLOG DE CARLOS BRITTO

Até 6 de dezembro o campus Juazeiro da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) é palco de discussões sobre a questão racial. A ação integra o Mês das Consciências Negras, instituído no país pelos movimentos negros organizados e incorporado ao calendário de eventos de diversas cidades e instituições. Na Univasf as ações englobam atividades envolvendo palestras, debates, oficinas, e mostras artísticas.

A programação começou na quarta-feira (17) e conta com a participação de importantes lideranças e representantes do movimento negro, como o grupo Naenda de Juazeiro, além de pesquisadores e professores de instituições como a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

O Mês das Consciências Negras da Univasf dedicou sua primeira semana à mostra de cinema. As exibições terminam hoje (20). Outras ações no dia 20 são o Chá Poético com destaque para a poesia de cordel e a Feijoada da Mãe Preta. Todas as atividades farão referência ao líder negro Zumbi dos Palmares. De 24 de novembro a 2 de dezembro serão promovidos debates e oficinas sobre danças afro, cotas raciais, políticas públicas, o racismo na confecção do diagnóstico médico, entre outros.

A programação inclui ainda, na quinta-feira (2), o debate promovido pelo projeto Prosa Invocada, coordenado pela Assessoria de Comunicação e pela Pró-reitoria de Ensino da Univasf. O projeto, em sua terceira edição, abordará o tema Onde estão os negros? que acontece no auditório da biblioteca do campus Petrolina-Sede.

A quarta e última semana será dedicada às discussões internas, visando à construção de uma agenda permanente de ações afirmativas na Univasf. O Mês das Consciências Negras da Univasf homenageia os 100 anos da Revolta da Chibata, que intitula o evento. A Revolta da Chibata foi um movimento liderado por marinheiros contra os castigos físicos que lhes eram impostos e que teve como principal líder o almirante João Cândido.

Mas informações podem ser obtidas no site da Univasf (www.univasf.edu.br) ou através do e-mail acoesafirmativasunivasf@hotmail.com.

Nenhum comentário: