16.5.10

PRESIDENTE DA NATURA É O VICE DE MARINA SILVA

Por Bráulio Wanderley

Como já era esperado o presidente da Natura Guilherme Leal foi escolhido como pré-candidato à vice-presidência ao lado da senadora Marina silva (PV).

Marina possivelmente reproduz, simbolicamente, a aliança entre Lula e José Alencar, na relação trabalho (ela foi seringueira) e capital (ele é empresário).

Óbvio que a conjuntura é outra, 8 anos depois, e Lula na ocasião já vinha de 3 derrotas consecutivas e já era conhecido pelo eleitorado. A opção por José Alencar, desbancando os assédios de Garotinho e Ciro sobre ele deu a Lula a pecha de estadista, retirando ou reduzindo a de líder sindical.

O grande problema de Marina está no dilema entre ser oposição e governo. Quis se aliar ao PSOL, mas não largou o PSDB/DEM no Rio, nem o PT no Acre. O comportamento "em cima do muro" é maior do que o dos tucanos em outras épocas.

Sua candidatura emblemática chegou a empolgar setores que não queriam Dilma e Serra, contudo, a falta de palanque e o discurso necessário, mas único, da sustentabilidade ambiental, pode reproduzir em resultados eleitorais a candidatura de Cristóvam Buarque (PDT) em 2006, que tinha o único discurso (também necessário) da educação.

A conferir.

Nenhum comentário: